sábado, novembro 23, 2024
Jornal Utiná PressNotíciasOkinawa

Estreia do documentário “Okinawa – Santos” lota AOKB

Estreia do documentário “Okinawa - Santos” lota AOKB

No dia 21 de agosto foi realizada a estreia do documentário “Okinawa-Santos”, do diretor Yoju Matsubayashi, que relata o episódio da expulsão de imigrantes japoneses da cidade de Santos no prazo de 24 horas pelo Governo Vargas, em 1943.

O evento foi realizado nas dependências da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e superou as expectativas de público, contando com um público acima do esperado, que chegou a dobrar a fila na esquina da AOKB para adentrar ao salão.

O evento, presidido por Milton Sadao Uehara, foi promovido pelo Centro de Pesquisas da Imigração Okinawana e Associação Okinawa Kenjin do Brasil, com a cooperação do Centro de estudos Nipo-Brasileiros e apoio do Bunkyo, Kenren, Aliança Cultural Brasil-Japão, centro Brasileiro de Língua Japonesa, Brasil Nippo e Jornal Utiná Press.

Antes da exibição do documentário, foi realizada a abertura do evento, apresentada por Eiki Shimabukuro, com um minuto de silêncio aos pioneiros da Imigração e em seguida, os discursos de Ritsutada Takara (presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil), Akira Miyagi (representante do Centro de Pesquisas da Imigração Okinawana), do presidente da Comissão organizadora do evento, Milton Sadao Uehara e a do diretor do filme, Yoju Matsubayashi, que enviou uma mensagem diretamente de Okinawa, onde vive atualmente. O diretor japonês esteve no Brasil em 2016 para realizar um programa.

A Comissão Organizadora da exibição do documentário, está se preparando para exibir o filme em diversas subsedes da AOKB.

A quarta exibição do documentário será no dia 09 de outubro, às 16 hs, na Associação Cultural Esportiva Kyowa

R. Vila de Arouca, 301 – Sítio Barrocada – Cep: 02285-020.

Ingressos à venda com os shibuchos de Campo Limpo, Cachoeira, Kyowa, Guarulhos, Patriarca e Penha.

Maiores informações:

AOKB (11) 3106-8823

Matéria completa no impresso.