sábado, abril 27, 2024

Histórico

O Jornal Utiná Press surgiu da necessidade de informação e comunicação dentro da comunidade okinawana do Brasil.

         Em Fevereiro de 1996, surgia assim o jornal Utiná News, precursor do Utiná Press, com o intuito de servir de meio de comunicação dentro da colônia okinawana.

         Após dois anos de trabalho, seus sócios desfazem a sociedade, porém, um deles (Marcello Tinem) dá continuidade ao trabalho. Assim, em Março de 1998, nasce o Jornal Utiná Press, com o objetivo de divulgar e preservar as tradições de Okinawa.

         Com mais de vinte anos de existência, o jornal se destaca por veicular notícias, eventos e tradições referentes à província de Okinawa, atendendo a um grande público.

         Um de nossos objetivos é divulgar a cultura e as tradições de Okinawa, de modo a preservá-las para que não se percam ao longo do tempo.

         O que nos moveu foi a falta de informações dos mais jovens em relação a esta rica e tradicional cultura; que acaba se perdendo principalmente pela falta de domínio da língua japonesa (e também da língua de Okinawa) pelos mais jovens.

         Acreditamos que as nossas raízes são parte de nossa vida, pois sabendo de onde viemos, teremos mais consciência de nossa identidade.